Temas Abordados

Nutrição gentil

A nutrição comportamental nos auxilia a colocar em prática estratégias que transformem nossos hábitos alimentares, de forma gentil e duradoura.  Desmistificando preconceitos sobre a alimentação, com informações de qualidade, e praticando uma nutrição gentil é possível melhorar nossa relação com a comida. É importante compreender o valor social e emocional do alimento, usufruindo também desses aspectos; não o restringindo ao seu valor nutricional. Dessa forma, percebemos que podemos comer de tudo e que a maneira de comer é mais importante para a saúde do que a comida em si.

Meditação

Cientificamente comprovada, a meditação proporciona diversos benefícios para a saúde, entre eles, alívio do estresse e da ansiedade, efeito analgésico, melhora da qualidade do sono e combate à depressão. É uma maneira eficiente de acalmar a mente, de lidar com as emoções e de manter a atenção ao momento presente. Adquirida como um hábito, você pode colher esse benefícios para o dia a dia.

“As grandes religiões orientais já sabem disso há 2.500 anos, mas só recentemente a medicina ocidental começou a entender o impacto que meditar provoca no organismo. E os resultados são impressionantes”, afirma Judson A. Brewer, professor de psiquiatria da Universidade Yale.

Cada vez mais, profissionais da saúde, como neurologistas, psiquiatras, nutricionistas e psicólogos, indicam a meditação na busca do bem-estar.

Medicina Chinesa

A Medicina Chinesa é o alicerce da prática da Drª Camila, sendo introduzida ao Clube através da filosofia, como o princípio do Yin e Yang (base do diagnóstico na acupuntura), e suas implicações na nossa vida. A física quântica faz um paralelismo entre suas descobertas modernas e a maneira de pensar de grandes filósofos e religiosos orientais, como Lao Tsé, dando ainda mais respaldo para esse modo de ver o mundo. Além disso, os participantes do Clube podem se beneficiar, na prática, do relaxamento que essas técnicas proporcionam, como na vivência do tuiná: estímulo manual dos pontos de acupuntura, que pode ser utilizado como uma automassagem.

Sustentabilidade

Trabalhar a sustentabilidade é exercer nosso papel enquanto cidadãos, conscientes da finitude dos recursos naturais disponíveis e da importância da vida em sociedade, sabendo que estamos interligados, formamos um só todo e devemos cuidar uns dos outros (a situação que estamos vivendo agora mostra isso claramente). Apesar do tema ainda não ser recorrente na área da saúde (acreditamos que será diferente no futuro, por conta da pandemia), ele é fundamental, não só para o bem-estar social, presente na definição de saúde da própria OMS, como para a nossa saúde de maneira geral. Procure suprir as suas necessidades, sem tirar a possibilidade dos outros suprirem as necessidades deles, pensando em deixar o mundo em ordem para o próximo e para as futuras gerações. Assim, vivências como horta caseira, compostagem, consumo consciente, apoio a projetos sociais e coleta seletiva fazem parte da ordem do dia.

Culinária saudável

Amante da gastronomia, a nutricionista ensina que comida saudável também é saborosa, através do seu livro de receitas simples e saudáveis, fáceis de preparar em casa, e do coffee break delicioso de cada encontro (ô saudade!! Infelizmente, não faremos encontros presenciais, claro, mas já vamos marcar um happy hour do Clube, para quando isso tudo passar). Aprendemos a escolher melhor os alimentos usados na cozinha, a apreciar os ingredientes frescos, a consumir de produtores locais, a receber os amigos com uma comida leve... e experimentamos sabores inusitados.

Pentáculo do Bem-estar

O pentáculo do bem-estar é uma ferramenta científica de avaliação do estilo de vida, relacionada ao bem-estar físico, mental e social. As cinco áreas contempladas são nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamentos e controle do estresse. Você procura cultivar as amizades e ser ativo em sua comunidade? Reserva pelo menos cinco minutos por dia, para relaxar? Você equilibra o tempo dedicado ao trabalho com o tempo dedicado ao lazer? Esses são alguns dos aspectos avaliados e já dão uma dica do que realmente importa, para termos uma vida saudável e feliz. O Pentáculo nos direciona na escolha dos temas abordados no Clube e permite, caso queira, fazer uma avaliação técnica dos resultados colhidos.

E receba dicas para uma

vida leve e saudável.

  • YouTube Clube Inspirar
  • Facebook Clube Inspirar
  • Instagram Clube Inspirar

REALIZAÇÃO

INSPIRAR - Pátio Dom Luís, sala 601, Torre I

clube.inspirar@gmail.com

WhatsApp (85) 99705 2282